Home / Hidroginástica / Para Que Serve A Hidroginástica

Para Que Serve A Hidroginástica

As atividades realizadas dentro da água trazem muitos benefícios a qualquer pessoa, seja uma criança, adulto ou idoso. Saber para que serve a hidroginástica pode ser a solução que você tantos buscava!

Todas as atividades promovem benefícios à saúde física e mental, assim como as atividades realizadas nas piscinas. Entretanto, elas têm algo que as outras modalidades não possuem (e falaremos disso no próximo tópico).

Saber quais são os seus objetivos na prática de atividades físicas irá te ajudar a escolher a melhor opção. Dessa forma, você conseguirá usufruir de vários resultados e ainda atender as suas próprias expectativas.

Afinal, para que serve a hidroginástica

Você já reparou que a maioria das pessoas que faz esse tipo de atividade é mais velha? Por isso que entender para que serve a hidroginástica é importante! É preciso saber se ela é ou não é uma atividade interessante para você.

A hidroginástica traz benefícios gerais, o que a torna uma atividade sem contraindicação para qualquer grupo que seja. Entretanto, suas aulas não irão trabalhar o excesso de perda de peso ou altos níveis de emagrecimento.

O que isso quer dizer? Que se o seu objetivo for ganhar muita massa muscular ou perder muitos pesos, talvez essa não seja a atividade mais adequada para você.

Mas, então, para que serve a hidroginástica? A hidroginástica promove um efeito incrível nas articulações! Como ela é feita dentro da água, as “juntas” não são sobrecarregadas, mas, sim, fortalecidas.

Isso não acontece com as outras atividades físicas, pois elas geram impactos nas articulações e isso pode ser o gatilho para muitas dores e desgaste.

É claro que é possível, por exemplo, tratar uma dor nos joelhos com musculação, mas a hidroginástica é muito eficiente e tem menores chances de dar errado.

É por isso que normalmente as aulas são frequentadas apenas por pessoas idosas (visto que as pessoas mais velhas apresentam muitos problemas nas juntas).

Além do mais, a hidroginástica estimula a coordenação motora e flexibilidade, duas coisas fundamentais para os idosos.

Sem dúvida alguma é uma atividade muito benéfica à saúde! Mas e se você for mais novo? Não há problema alguns, mas fique ciente das limitações da hidro. Uma opção é praticar natação (mais intensa) ou mesclar com outros exercícios.

Agora, se você é jovem, mas está passando por períodos de recuperação após uma lesão, praticar apenas a hidro pode ser uma decisão mais sensata.

Para que serve a hidroginástica: benefícios

Agora que você já sabe para que serve a hidroginástica, resta saber de seus outros benefícios, confira:

  • Gasto calórico – apesar de não ser extremamente alto, as aulas queimam calorias e fará com que você perca um pouco de peso
  • Definição muscular – a água impõe uma força contra o seu movimento e você acaba trabalhando seus músculos, promovendo sua definição
  • Melhora nos sistemas cardíaco, respiratório, imunológico e circulatório
  • Alivia sintomas de estresse, depressão e ansiedade
  • Ativa o circulo social
  • Maior qualidade de vida de modo geral

Conheça a Pratique Fitness

A Pratique Fitness é uma rede de academias que oferece uma série de atividades para os seus clientes e, dentre elas, a hidroginástica.

Sua estrutura conta com piscinas e profissionais qualificados para conduzir as suas aulas de hidro. Além disso, pode aproveitar das outras atividades na unidade (ótimo para quem deseja praticar mais de uma modalidade).

Agora que você saber para que serve a hidroginástica e quais são os seus principais benefícios, que tal procurar pela unidade mais próxima da Pratique Fitness para marcar a sua aula experimental?

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica durante a gestação – traz benefícios?

A hidroginástica durante a gestação pode trazer uma série de benefícios para a gestante e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *