Home / Ginastica / O que é ginástica alternativa?

O que é ginástica alternativa?

Você já conhece a ginástica alternativa?

Te convidamos, através deste artigo, a conhecer essa nova tendência na atividade física que tem ganhado mais destaque e relevância nas academias ao redor do mundo!

Se você pensa que ginástica é só aquela praticada por atletas olímpicos, está enganado!

As práticas alternativas estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas que querem cuidar do corpo e da saúde.

Talvez em consequência da rotina agitada e pesada, que exige tanto de nossos esforços sem que muitas vezes tenhamos tempo de perceber o quanto estamos cansados, enfraquecidos e desconectados de nosso corpo e essência

A ginástica alternativa está trazendo mais movimento e qualidade de vida para o corpo e para a vida das pessoas que se exercitam através dessa modalidade.

Conheça mais sobre a ginástica alternativa a seguir:

Sobre a ginástica alternativa

Neste tópico falaremos mais sobre essa modalidade de ginástica e o seu objetivo como atividade física.

Também conhecida como ginástica terapêutica, a ginástica alternativa é o termo que denomina um conjunto de práticas e tipos de exercícios de baixo impacto e, na maioria, advindos de práticas de cultura oriental.

Essas modalidades de atividade propõem pensar o corpo e a mente como um só, e cuidar da saúde através dos exercícios físicos.

Eles envolvem técnicas de respiração, de meditação e de alongamento que tem por objetivo desenvolver e melhorar as capacidades do corpo, mas também de otimizar e melhorar as funções orgânicas.

São exercícios que servem para tratar dores, aliviar o estresse, corrigir a postura e assim vai.

Ginástica alternativa + benefícios

Bom, agora que te explicamos do que se trata a ginástica alternativa, vamos, neste tópico, listar 3 modalidades de ginástica alternativa para você.

Você vai conhecer os benefícios que elas trazem para os praticantes e quem sabe até se inspirar em começar a praticar! Confira a seguir:

  • Lian Gong :

De origem chinesa, essa prática é composta por um conjunto de exercícios que se focam na respiração, no alongamento e na automassagem.

O praticante aprenderá as técnicas para aplicar em si mesmo.

Foi desenvolvido pensando em otimizar o corpo e a mente, principalmente, e para aliviar o estresse e as dores corporais.

Ela se dá em 18 posturas/movimentos de baixo impacto para o corpo, que tem por objetivo, ajudar a promover o bem estar e é também uma prática complementar para atletas que outras modalidades que trabalham com muita força, velocidade e impacto.

  • Yoga:

Já muito conhecida no Brasil e ao redor do mundo, essa prática conquista cada vez mais adeptos e os convida à uma nova consciência mental e corporal.

A Yoga é uma prática que nasceu na Índia. É uma filosofia, na verdade, que integra o corpo e a mente trabalhando técnicas de respiração, movimentos dinâmicos e estáticos, alongamento e meditação.

Possui alguns estilos diferentes seguindo determinadas linhagens, mas todos eles melhoram e ajudam o corpo a ganhar mais resistência e alongamento.

  • Pilates:

O Pilates talvez seja a atividade em maior ascensão no Brasil e no mundo.

Em meados de 1920, o alemão Joseph Pilates começou desenvolveu um conjunto de exercícios que deveriam ser praticados no solo e nos equipamentos específicos que ele desenvolveu para restaurar a coluna bem e a condição corporal de seus pacientes, conferindo mais força, elasticidade e mobilidade às pessoas.

Onde praticar

Se você se interessou por essa modalidade, mas não sabe onde encontrar uma estrutura e instrutores especializados, nós convidamos você a conhecer a maior e mais completa rede de academias de BH!

A Pratique Fitness tem diversas opções de ginástica alternativa para você! Agende já uma aula!

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica estética

A ginástica estética é conhecida como sendo uma modalidade de atividades que procura gastar bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *