Home / Spinning / Idosos Podem Fazer Spinning?

Idosos Podem Fazer Spinning?

A atividade física na terceira idade pode ser muito benéfica para sustentar um estilo de vida saudável e uma velhice sem problemas de saúde. Porém, existem algumas modalidades de exercícios que podem acabar sendo prejudiciais à saúde do idoso. Hoje iremos falar sobre uma atividade super divertida, mas que gera uma dúvida: idosos podem fazer spinning?

A prática de spinning traz diversos benefícios para o corpo, além de ser uma atividade super dinâmica e animada. É feita em grupo e ganhou muito destaque nas academias em todo o Brasil.

O spinning possui diversos níveis de intensidade, e será que idosos podem ser incluídos nas agitadas aulas de spinning? Vamos conferir a resposta a seguir.

Atividades na bicicleta: idosos podem fazer spinning?

O spinning é uma atividade física realizada em bicicletas ergométricas especiais e adaptadas para a prática. É bem comum que nas academias tenham espaços especiais dedicados ao spinning, onde diversos alunos participam de aulas que podem durar de 40 minutos até 2 horas.

O spinning possui diversos níveis de intensidade. Em todas elas é possível alcançar os benefícios da prática de spinning. Mas e os idosos, será que podem praticar a atividade?

A resposta mais adequada para essa pergunta é: depende do caso. O spinning é uma atividade que exige certo equilíbrio e força, duas características que podem ser prejudicadas com o avanço da idade.

Cabe ao próprio idoso e aos profissionais que o acompanham, decidir se a prática pode ou não ser uma boa opção como atividade física. Se a resposta for sim, então certamente este idoso irá alcançar diversos benefícios praticando o spinning.

Porém, é muito importante que idosos tenham um acompanhamento durante a realização da atividade. Qualquer movimento mal executado ou mesmo uma queda pode ter graves consequências. Por isso, é preciso cautela na hora de incluir idosos no spinning.

A intensidade do exercício deve ser leve a moderada. Para os iniciantes é imprescindível começar em um ritmo bem leve e ficar atendo aos limites do próprio corpo. Ultrapassar os limites pode custar uma lesão.

Benefícios do spinning para os idosos

O spinnign pode auxiliar na prevenção de doenças e na diminuição de sintomas, principalmente de doenças degenerativas, muito comuns na terceira idade. Além disso, é possível observar:

  • Aumento de massa óssea
  • Aumento de massa muscular
  • Melhora do sistema circulatório
  • Melhora do sistema respiratório
  • Benefícios cardiovasculares
  • Amento da sensação de bem estar

O spinning, além de ser uma ótima atividade física, pode trazer diversos benefícios para a saúde mental do idoso. Idosos podem fazer spinning para aproveitar a energia acumulada e também para fazer novas amizades e se inserir em um grupo.

As aulas de spinning contam com diversos alunos em cada turma e isso pode ser ótimo para aumentar a sociabilidade e fazer novas amizades na terceira idade. Já é comprovado que atividades físicas impactam positivamente no humor e no bem-estar, e esse pode ser um benefício muito proveitoso para os idosos.

Idosos devem ser estimulados a praticarem exercícios físicos. O envelhecimento não é impedimento para atividades físicas. Tomando os devidos cuidados, o spinning e outros exercícios podem melhorar a qualidade de vida e trazer um aumento de autoestima para a vida dos idosos.

Envelhecimento saudável

Idosos podem fazer spinning quando a prática não interferir negativamente na saúde e sempre com acompanhamento de um instrutor físico. O envelhecimento saudável deve ser estimulado para que a saúde esteja no auge em plena terceira idade.

Os exercícios físicos ajudam a combater doenças decorrentes do envelhecimento e o spinning pode ser uma ótima prática para os idosos.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *