Home / Academia / Idade para fazer natação infantil

Idade para fazer natação infantil

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e juntamente com a Academia Americana de Pediatria, a idade para fazer natação infantil é somente após os quatro anos de idade, principalmente por conta de afogamentos. No entanto, tal pensamento tem sido mudado nos últimos anos.

Assim, a Academia Americana de Pediatria indica que todas as crianças que possuem acima de 4 anos de idade realizem aulas de natação para prevenir de afogamento, em que alguns estudos mostraram que nessa idade as crianças já apresentam capacidade cognitiva e motora para aproveitar as aulas.

No caso de 1 a 4 anos de idade, a recomendação das aulas de natação pode variar conforme as condições da criança e da família, não sendo assim uma recomendação obrigatória.

Saiba mais sobre qual idade para fazer natação infantil

Para que você entenda mais sobre qual idade para fazer natação infantil, saiba que os menores de 1 ano de idade podem também realizar aulas de natação com uma atividade recreativa e lúdica, porém sempre acompanhado dos pais.

Assim, diante de tantos estudos, muitos especialistas já começaram a indicar a natação a partir dos seis meses de idade, pois é nesse momento em que as crianças ainda apresentam reflexos de quando se encontravam na barriga da mãe, onde a natação é o único esporte que já se pode ser realizado com 6 meses de vida.

Benefícios da natação infantil

Quanto aos benefícios da natação infantil, separamos alguns abaixo para que você decida qual a melhor idade para as crianças realizarem a natação. Confira!

  • Mesmo parecendo óbvio que um bebê que comece a nadar com 1 ano de idade possua no futuro maior facilidade para nadar, as crianças só conseguem nadar verdadeiramente em torno dos quatro anos de idade.

No entanto, como o desenvolvimento da criança depende muito do que cada uma das tarefas exige dela, além dos seus fatores biológicos e da condição do ambiente, se ela for estimulada a nadar desde cedo, ela terá um maior condicionamento moto e habilidades na água.

  • Em relação as aulas de natação com bebês, quando o bebê começa logo cedo a praticar o esporte, juntamente com a mãe ou o pai, se cria um laço de confiança, pois aquele momento, em que o bebê se encontra na piscina, é muito especial entre eles.
  • A natação infantil ajuda ainda muito no fortalecimento do sistema respiratório, onde a troca de oxigênio ocorre de uma maneira mais fácil e natural.

Além disso, é bastante comum que as crianças que possuam bronquite tenham uma grande melhora após começar as aulas de natação.

  • Com a prática da natação infantil, assim como outros tipos de modalidade esportiva, é possível que haja uma estimulação de um crescimento mais saudável, tanto mental como físico.

O que se deve notar antes de matricular a criança na natação infantil?

Para que a natação infantil seja algo seguro para os seus filhos, é fundamental que você note algumas coisas, como:

  • As condições de segurança e de higiene do local e da piscina.
  • Como é realizado o tratamento da água da piscina.
  • A temperatura da água da piscina.
  • E, por fim, o pH da água.

natação infantil

Portanto, se você queria saber sobre a idade para fazer natação infantil, saiba que isso cabe a ser decidido pelos pais, onde é essencial que todos os detalhes acima sejam observados para que as aulas de natação garantam diversos benefícios para as crianças.

Por isso, indicamos sempre a Academia Pratique fitness, pois eles oferecem tudo o que o seu filho necessita para as aulas de natação, e ainda te ajudam a saber qual é a idade ideal para fazer natação infantil.

Sobre rafael

Veja Também

Academia para a terceira idade

Temos que quebrar esse tabu de achar que a academia são apenas lugares para pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *