Home / Hidroginástica / Hidroginástica E As Vantagens

Hidroginástica E As Vantagens

Atividades na água trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente. A hidroginástica é uma atividade muito prazerosa e que pode ser realizada por qualquer pessoa. Hoje você irá conhecer um pouco mais sobre a hidroginástica e as vantagens.

Engana-se quem acha que a hidroginástica é recomendada apenas para idosos ou para pessoas que não podem realizar atividades físicas de grande impacto. Todo mundo pode se beneficiar dessa atividade.

Confira mais sobre a hidroginástica.

Hidroginástica e as vantagens

A hidroginástica é um exercício que combina atividade aeróbica e natação, proporcionando diversos benefícios para a saúde. As aulas duram em média de 50 a 60 minutos, mas dependendo da intensidade pode durar até mais.

A altura da água é importante para que os exercícios sejam realizados da maneira correta. A água deve estar próximo ao peito e numa temperatura agradável, nem muito fria e nem muito quente, cerca de 31 graus, por exemplo.

Os benefícios da hidroginástica podem ser impulsionados utilizando equipamentos como flutuadores que podem tornar os movimentos mais difíceis. Conheça agora alguns dos principais benefícios da hidroginástica e as vantagens:

Perda de peso

A prática da hidroginástica de forma regular auxilia na perda do peso. Em cada aula de hidroginástica é possível queimar 500 kcal por hora.

Fortalece a musculatura

Os exercícios realizados na hidroginástica auxiliam no fortalecimento da musculatura. Nas aulas são trabalhados diversos músculos do corpo por isso é possível fortalecer músculos desde a parte superior do corpo até a parte inferior.

Melhora a flexibilidade

Com a hidroginástica sendo realizada dentro da água, os movimentos ficam mais leves, dessa forma é possível ir além no alongamento de seu corpo. Além disso, o ambiente aquático promove o relaxamento muscular e assim o alongamento fica mais fácil de ser realizado, melhorando a flexibilidade.

Melhora a circulação sanguínea

Exercícios aeróbicos no geral auxiliam na circulação sanguínea. O aumento da circulação proporcionado pelos exercícios melhora o rendimento cardiovascular e ajuda na absorção dos nutrientes que são distribuídos ao nosso corpo pelo sangue.

Alivia o estresse

O contato com a água e as aulas em grupos podem ser muito benéficos para a saúde mental. Uma aula de hidroginástica é capaz de deixar os músculos relaxados e aumentar o bom humor e a qualidade de vida. A hidroginástica pode ser um exercício ideal para incluir em sua rotina se você anda meio estressado.

Melhora o sistema respiratório

Os exercícios aeróbicos exigem bastante da respiração ritmada. A hidroginástica, por ser realizada dentro da água, pode ser combinada com exercícios de controle da respiração em baixo da água. O ambiente aquático é muito favorável a exercícios que estimulam a respiração.

Mais dicas para uma hidroginástica potente

Para usufruir da hidroginástica e as vantagens é preciso frequentar as aulas com certa periodicidade, dessa forma os benefícios podem ser melhor aproveitados e começam a ser mais visíveis. Além disso, é imprescindível unir a atividade física com uma alimentação balanceada.

Não se esqueça também de hidratar se antes, durante e depois das aulas. A realização de atividade física deve ser condizente com o seu ritmo, ou seja, a hidroginástica por mais que não tenha um grande impacto, deve ser realizada em uma intensidade adequada para quem é iniciante.

Dessa forma evitam-se lesões e fadiga extrema da musculatura

Exercícios prazerosos

Agora que você já conhece mais sobre a hidroginástica e as vantagens, investir nessa atividade pode trazer diversos benefícios para o corpo físico e para a saúde mental. A hidroginástica é um exercício super prazeroso que pode deixar os seus dias e a sua rotina muito mais leves e felizes.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *