Home / Academia / Academia para a terceira idade

Academia para a terceira idade

Temos que quebrar esse tabu de achar que a academia são apenas lugares para pessoas que têm corpos sarados, pessoas jovens e música alta. Com o aumento de expectativa de vida, cada vez mais idosos (pessoas com 65 anos ou mais) têm ido a academias em busca de um envelhecimento mais ativo e saudável. Academia para a terceira idade

Sabemos que, a prática de atividades na terceira idade pode contribuir em diversos benefícios como controlar diabetes, depressão, problemas cardíacos, fortalecimento dos músculos e na capacidade funcional e cognitiva.

Essa fase é bastante vulnerável, e é importante ter um cuidado redobrado com a saúde. Desse modo, é essencial cuidar de você mesmo e alcançar melhores resultados com a prática de exercícios.

 Veja alguns exercícios e dicas de academia para a terceira idade

  • Musculação

Praticar exercícios de musculação moderada pode ser uma boa alternativa para combater dores. Isso porque, ajuda a tonificar a musculatura, ajudando a evitar os desgastes das articulações.

  • Natação e Hidroginástica

As atividades destinadas aos idosos devem ser feitos de modo que diminua ao máximo o impacto nas articulações. Devido a isso, a natação e a hidroginástica são recomendadas a pelos médicos, pois traz benefício para suas articulações, sistema respiratório e força muscular.

  • Flexibilidade

Exercícios que inclui alongamento, como a ginástica, podem ser bastante benéfico. Pela falta de elasticidade para executar algumas atividades, este exercício ajudará a ter mais flexibilidade e a combater as dores nas costas causadas pela má postura.

  • Aparelhos

Os aparelhos fornecidos pela academia são diferenciados para essa faixa etária. Desse modo, para melhor segurança e conforto, os aparelhos, diminui os impactos nas articulações e, além disso, diminui o esforço durante os movimentos, sendo grandes aliados nas atividades para os idosos.

  • Dança

A dança, é um remédio para o corpo, mente e alma, essa modalidade é importante para o grupo da terceira idade. Ela contribui para o emagrecimento, melhora a flexibilidade, combate o estresse, ansiedade, depressão e ajuda na circulação da corrente sanguínea. Além disso, faz novas amizades com um bom parceiro (a) para dançar e juntos ficar mais ativo e saudável.

A importância da academia para a terceira idade

A academia para a terceira idade, é um meio que busca a socialização e participação do indivíduo, visando, no seu aumento de qualidade de vida e bem-estar. Realizando atividades físicas, a pessoa obtém melhoria no condicionamento físico e mental, e além disso, ajuda a prevenir e combater às doenças.

Vale ressaltar, que qualquer que seja a modalidade escolhida, você deve ser acompanhado por uma orientação médica. Sabendo, pois, de suas limitações você e o seu instrutor poderá decidir de maneira mais adequada e eficaz os níveis para cada exercício, bem como, a frequência que eles devem ser praticados.

No entanto, os exercícios de academia para a terceira idade, são de extrema importância para saúde do indivíduo. Não fique dentro de casa achando que academia é somente para pessoas jovens. A academia é um espaço que abrange quaisquer tipos de pessoas e idade, portanto, não perca seu tempo e faça já a sua matrícula e tenha uma vida ativa e feliz.

Sobre rafael

Veja Também

Conheça alguns tipos de alimentos para ajudar no ganho de massa

Não basta ir à academia para ver os músculos crescerem, o treino tem que estar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *