Home / Natação / Natação para bebês de 8 meses

Natação para bebês de 8 meses

A natação para bebês de 8 meses até 1 ano de idade garante certas facilidades, pois até essa idade o bebê ainda possui reflexo natatório devido ao tempo que ficam dentro do útero.

Debaixo da água, a natação para bebês de 8 meses até 1 ano permite a eles a capacidade de fechar a boca e bloquear a respiração automaticamente, além disso eles conseguem mexes os braços e as pernas.

Devido a isso, a natação pode ser uma ótima opção para o seu filho, pois contribui para o desenvolvimento sensorial e motor dos bebês.

Benefícios da natação para bebês de 8 meses

Entre os diversos benefícios da natação para bebês de 8 meses, temos que dentro da água os bebês conseguem criar uma consciência do seu corpo, aprendendo a movimentar de outra forma.

Além disso, a natação permite o bebê experimentar novas sensações, tornando-o mais autônomo e confiante. E por ser uma atividade em grupo, isso pode ajudar na socialização do bebê. Dessa forma, a natação pode garantir:

  • Melhorias na coordenação motora do bebê;

  • Estímulo do apetite;

  • Aumento e vínculo afetivo entre os pais e o bebê;

  • Prevenção de algumas doenças respiratórias;

  • Ajuda para o bebê engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;

  • Ajuda para o bebê dormir melhor;

  • Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebê.

Informações sobre as aulas de natação para bebês

A aula de natação para bebês de 8 meses ou mais precisa ser orientada por profissionais especializados, além disso aconselha-se que um dos pais do bebê o acompanhe durante as aulas.

Para auxiliar vocês que estão interessados em saber mais sobre a natação para bebês, vamos passar algumas dicas em relação as aulas de natação para bebês de 8 meses e maiores idades.

  • Duração das aulas

É indicado que a primeira aula do bebê, dure cerca de 10 a 15 minutos, pois é o primeiro contato do bebê com a água externa, por isso exige mais cuidado, porém ao longo do tempo pode aumentar esse tempo para 30 minutos.

O tempo é um fator importante na natação para bebês de 8 meses pois o sistema de regulação da temperatura do bebê ainda não está completamente desenvolvido e a sua capacidade de atenção é pequena.

  • Roupa ideal para o bebê nadar

Recomenda-se que o bebê use fraldas especiais para nadar, por exemplo, fraudas que não incham e que não absorvam tanto a água. Outro ponto importante, é a utilização de fraldas que previne o vazamento.

É necessário também, que a fralda seja confortável, e que não limite o movimento dos bebês dentro da água.

  • Temperatura da água

A água ideal para o beber nadar é em torno de 32ºC a 37ºC, além disso a entrada do bebê na água deve ser feita lentamente, para que ele não assuste e crie uma resistência.

  • Cuidados extras para natação dos bebês

Outro ponto importante é não alimentar o bebê momentos antes da natação, o ideal é o bebê ser alimentado cerca de 1 hora antes da aula de natação e ele não deve ir a natação quando estiver doente ou resfriado.

Além disso é importante que o bebê esteja com as vacinas obrigatórias em dia, antes de iniciar as aulas de natação.

A importância da natação para os bebês

Além da natação, os bebês praticando esportes é um sinal de qualidade de vida para eles, pois garantem uma série de benefícios desde o desenvolvimento de habilidades até o desenvolvimento social e comunicativo.

Portanto, através de todas essas informações e dicas observamos que a natação para bebês de 8 meses pode garantir uma melhor postura, além de proporcionar noções de espaço e tempo, sendo assim uma ótima opção.

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica para coluna

A ginástica para coluna vai ajudar o seu corpo a ficar maleável, aberto e livre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *