Home / Sem categoria / Ginástica para coluna

Ginástica para coluna

A ginástica para coluna vai ajudar o seu corpo a ficar maleável, aberto e livre de tudo o que seus músculos, ossos e ligamentos precisam, por isso quando você não faz os exercícios para as costas o corpo sinaliza com alguma dor.

A coluna é responsável por dá sustentação aos membros do corpo humano e deixar a cabeça suspensa, ela é composta por 33 vértebras e quatro curvaturas. Além disso, suas vertebras se alternam com discos intervertebrais.

Dessa forma, fazer ginástica para coluna é muito importante para o corpo, por isso deve-se ter cuidado com essa região. Isso irá contribuir no alívio da dor e na correção da sua postura. Para entender mais continue lendo esse artigo.

Importância da ginástica para coluna

Fazer ginástica para coluna é importante e precisa ser feita constantemente, pois vários músculos habitam por lá. A musculatura do tronco como as costas e também o pescoço são pontos gatilhos de tensão.

Esses músculos beneficiam ou alteram sua postura. Além disso, são responsáveis por movimentos dos ombros, braços e pescoço. Por isso eles precisam ser alongados para que tudo ocorra bem.

Uma postura errada ajuda a provocar tensão e isso normalmente causa danos como dores e disfunções nas articulações como por exemplo: hérnias, artrite ou artrose.

Exercícios para fortalecer a coluna

A prática da ginástica para coluna deve ser inserida no seu dia a dia, para evitar e remediar dores ou qualquer outro problema na região. Por isso, conheça os principais exercícios que irão te ajudar.

  • Alongamento para lombar

Para fazer a ginástica para coluna, basta deitar no chão com os joelhos dobrados. Depois, segurar os joelhos, puxando em direção ao peito. Segurar a posição durante 30 segundos e, depois voltar ao posicionamento original.

  • Alongamento cruzado de quadril

Para a prática desse exercício, é necessário deitar de costas em uma esteira ou colchonete com os joelhos dobrados e separados em uma distância equivalente à largura dos ombros e os pés apoiados no chão.

Então, colocar o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo. Após, com as duas mãos juntas, segurar o joelho direito de leve e puxá-lo em direção ao ombro esquerdo.

Deve segurar essa posição durante 30 segundos. Durante o exercício, você deverá sentir um alongamento nos quadris e nos glúteos. Depois que voltar à posição inicial, fazer o movimento com o outro lado.

  • Abdominal bracing

Para esse exercício você deve deitar de costas em uma esteira ou colchonete com os joelhos dobrados e separados em uma distância equivalente à largura dos ombros e os pés apoiados no chão.

Em seguida levantar o joelho esquerdo e levá-lo de encontro à mão esquerda. Empurrar o joelho contra a mão, colocando resistência no movimento por meio das mãos.

Segurar essa posição durante cinco segundos e voltar ao posicionamento original. E depois, repetir o exercício com o lado direito.

  • Ponte

Para esse exercício você deve deitar de costas em uma esteira ou colchonete com os joelhos dobrados e separados em uma distância equivalente à largura dos ombros e os pés apoiados no chão.

Em seguida, com os músculos das costas e os glúteos, levantar de leve os quadris, deixando os ombros no chão.

Manter nessa posição por cinco segundos e retornar ao posicionamento inicial.

  • Exercício de contração

Para esse exercício de contração você deve deitar em um colchonete ou esteira com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. As mãos devem ficar atrás da cabeça, com os cotovelos flexionados.

Em seguida, contrair a região pélvica, repetindo o movimento por 10 respirações. A contração deve ser feita no momento da expiração do ar, em uma espécie de movimento de esconder o umbigo.

Por quer fazer ginástica para coluna?

A prática da ginástica para coluna é necessária, uma vez que quando os músculos sofrem com a falta de atividades, ele sofre uma diminuição no seu tamanho.

Assim, faz com que diminui a eficiência dos movimentos e aumenta as chances de dores e lesões como por exemplo: tendinites, rupturas e contraturas.

Portanto, é importante que a prática de exercícios para fortalecimento muscular incluam a ginástica para coluna. Pois assim os músculos irão se desenvolver e ficarão mais resistentes, prevenindo dores e lesões.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *