Home / Bem Estar / A hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica na terceira idade

 

Você sabia que a hidroginástica na terceira idade pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e melhorar a regeneração do seu organismo com o passar do tempo? E existem muitos outros benefícios dessa atividade para o seu corpo!

Muita gente desconfia, mas a hidroginástica para idosos pode sim trazer grandes resultados. No entanto, vale lembrar que essa não é uma atividade exclusiva da terceira idade, e pode sim trazer os mesmos benefícios para qualquer aluno.

Quer saber mais sobre a hidroginástica para quem já faz parte da terceira idade? Não deixe de acompanhar este artigo e descobrir todos os detalhes sobre a atividade, além de conferir se vale ou não a pena começar a praticar!

Como funciona a hidroginástica na terceira idade?

A hidroginástica na terceira idade funciona com muitos exercícios – todos de baixo impacto –, que ajudam bastante no desenvolvimento de diversas áreas do corpo, pois trabalham com todos os músculos e articulações.

As aulas, que normalmente são feitas com música para gerar animação dos alunos, são ministradas por professores ou instrutores que guiam os alunos, ensinando os movimentos e incentivando a repetição.

Algumas vezes os movimentos são feitos com o auxílio de algum material de apoio, como a prancha, elástico, macarrão e outros objetos.

Por mais que as aula sejam muito populares entre idosos, gestantes e mulheres, no geral, a atividade está começando a ter cada vez mais a participação de todas as faixas etárias e gêneros – já que é benéfica para todos!

Quais os benefícios da hidroginástica na terceira idade?

Se você procura um bom motivo para começar a praticar a hidroginástica na terceira idade, saiba que existem vários!

Como um esporte de baixo impacto que exige movimentos de todo o corpo, ela é extremamente vantajosa para os idosos, principalmente para quem possui problemas musculares ou nas articulações.

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios e vantagens que essa atividade pode trazer e porque a hidroginástica na terceira idade é tão importante para manter o corpo e a mente saudáveis sem correr riscos:

  • Saúde e músculos

A hidroginástica ajuda e muito a manter o corpo saudável, fortalecendo os sistemas respiratório e cardiovascular, prevenindo cada vez mais de problemas e doenças relacionados a eles.

Além disso, ela ajuda a fortalecer e definir a musculatura, o que melhora a postura, protege os ossos e deixa o físico mais atraente, claro.

  • Coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade

A hidroginástica também ajuda a desenvolver a coordenação motora, aumentando o equilíbrio e a flexibilidade do aluno com seus exercícios.

  • Bem-estar mental

Outro ponto positivo é poder melhorar o próprio bem-estar mental. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e a hidroginástica pode ajudar a melhorar o estresse, a ansiedade, a depressão e o mau humor.

  • Socialização

Um dos principais benefícios é também a socialização. Principalmente quando se trata de aulas para a terceira idade, que é uma fase da vida em que nosso estímulo social parece ser menor.

Como as aulas são realizadas em grupo e alguns exercícios, em dupla, a amizade e a integração entre os alunos são promovidas a cada sessão.

  • Densidade óssea

Além de fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio, dois fatores que reduzem drasticamente o risco de osteoporose e fraturas diversas, a hidroginástica também faz a manutenção da densidade óssea, que é muito afetada pela idade.

Vale a pena realizar a hidroginástica na terceira idade?

Sim, vale muito a pena realizar hidroginástica quando se está na terceira idade. Apenas vale a pena lembrar que também é ideal manter a boa alimentação para potencializar os resultados.

Portanto, não deixe de conversar com o seu médico e experimentar a hidroginástica na terceira idade.

Sobre rafael

Veja Também

Como funciona a franquia academia de luta?

A ideia de uma franquia academia de luta é algo totalmente novo e inovador na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *